Saúde acessível: Maricá treina agentes em Libras e fortalece o atendimento humanizado

O CEMPES promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, uma importante capacitação externa para o Acolhimento da comunidade surda: agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam nas unidades de saúde pública do município participaram de uma formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

A formação foi ministrada pela professora Adriana Baptista, doutora em Linguística, e conta com a presença de cerca de 140 profissionais, divididos em dois turnos. Todos os participantes receberam certificados de conclusão, confirmando o compromisso em tornar o atendimento público mais acessível e inclusivo.

A visa iniciativa preparar equipes para acolher de forma adequada os usuários surdos que buscam atendimento nas unidades de saúde. Em Maricá, há um número significativo de pessoas com deficiência auditiva, o que torna ainda mais urgente e necessário esse tipo de qualificação.

“Eu já precisei acompanhar um pré-natal inteiro com uma gestante que falou comigo pelo WhatsApp e eu repassava tudo para o médico, junto com ela, nas consultas! Essa capacitação é muito importante para todos nós, e pra sociedade também”destacou Daniel Mendes, que é agente de saúde do Jardim Atlântico.

A capacitação é um passo concreto na construção de uma saúde pública mais humanizada e inclusiva, reforçando o compromisso do município com a equidade no acesso aos serviços.