Nesta terça (29), profissionais de saúde participaram de uma importante capacitação sobre Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e os desafios da inércia terapêutica, conduzida pelo Dr. Rodrigo Siqueira, mestre em Ciências pela UERJ.
Durante o encontro, Dr. Rodrigo abordou de forma clara e prática as estratégias para prevenir complicações microvasculares (como retinopatia, nefropatia e neuropatia) e macrovasculares (como infarto do miocárdio e AVC), reforçando a importância da atuação precoce e contínua no tratamento do diabetes.
A capacitação destacou pontos fundamentais, como:
- Identificação precoce da inércia terapêutica (quando há demora na intensificação do tratamento, mesmo diante de descontrole glicêmico);
- A importância do monitoramento sistemático dos pacientes;
- Abordagens terapêuticas atualizadas;
- Promoção da adesão ao tratamento e da mudança de estilo de vida dos pacientes.
Segundo Dr. Rodrigo, quebrar a inércia terapêutica é um dos passos mais eficazes para evitar o agravamento da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A capacitação proporcionou atualização científica para os médicos da equipe do CEMPES, troca de experiências práticas e um novo olhar sobre a gestão do diabetes, fortalecendo ainda mais o compromisso de todos com a promoção de um cuidado mais eficaz e humanizado.