Dia Mundial da doença de Parkinson
A celebração do Dia Mundial da Doença de Parkinson visa aumentar a conscientização sobre a doença, seus sintomas e seus efeitos na vida das pessoas afetadas pela doença, bem como destacar a necessidade de mais pesquisa e melhores tratamentos.
A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central, em particular as áreas responsáveis pelo controle do movimento e da coordenação motora.
Na doença de Parkinson, a diminuição da produção de dopamina resulta em sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e problemas de equilíbrio, que podem ser aliviados através de tratamento medicamentoso, terapia ocupacional ou fisioterapia.
Embora a causa exata da doença de Parkinson ainda seja desconhecida, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais possam desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento. Alguns estudos, por exemplo, sugerem que a doença pode estar associada a lesões ou inflamações no cérebro, exposição a certas toxinas ambientais ou a uma predisposição genética.
Este dia é uma oportunidade para pacientes, cuidadores, organizações e profissionais de saúde se unirem para compartilhar informações, recursos e histórias inspiradoras sobre a doença de Parkinson.
Juntos, podemos trabalhar para encontrar uma cura para a doença de Parkinson e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.